sexta-feira, 2 de agosto de 2013

QUINTO ENCONTRO DE EDUCOMUNICAÇÃO TERÁ OFICINA COM  CINEMAÇÃO
As experiências de produção de filmes em micro-metragem com máquina de celular, desenvolvidas na Bahia com o projeto Cinemação, estão na programação do Quinto Encontro de Educomunicação. 

O encontro é promovido pela Universidade de São Paulo (USP) e este ano será realizado no final de setembro, nos dias 19, 20 e 21 com participação de pesquisadores de diversos estados do Brasil.

A oficina com a modelagem do Cinemação vai ocorrer no dia 20, no expediente da tarde (13h30 - 18h30). Os participantes vão debater os processos de construção do Cinemação, avaliar os micro-filmes produzidos na Bahia e em seguida realizar também uma produção utilizando suas filmadoras de celular.

Com o tema Educação midiática e políticas públicas, o evento amplia as discussões sobre novas práticas educomunicativas com uma grande diversidade temática, envolvendo redes, internet, liberdade de expressão, formação educomunicativa, mídia e educação. 

As exposições serão apresentadas através de palestras, painéis e oficinas (Veja programação aqui <http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/p/
apoio.html>).

A educomunicação é a construção de práticas reflexivas em educação e ativismo social tendo as tecnologias como instrumentos para protagonismo e empoderamento coletivo.

Foi com este objetivo que as modelagens do Projeto Cinemação foram desenvolvidas dentro da Redepect, no mestrado de Educação da Universidade Federal da Bahia e aplicadas na rede pública do estado, em escolas de tempo integral.

Após experimentação na Secretaria da Educação do Estado da Bahia (2010-2011), o Cinemação ganhou reconhecimento internacional, ao ser selecionado como melhor-mídia educação na Convocatória Nacional de Arte Educação, Cultura e Cidadania no Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2010 (veja reportagem da Tribuna da Bahia <http://www.tribunadabahia.com/.
br/2010/03/15/cinema-no-celular-projeto-baiano-tem-repercussao-internacional>

Nenhum comentário:

Postar um comentário